Tudo sobre as Inscrições Fies 2020

Neste artigo vamos apresentar todas as exigências, além de ensina como e onde fazer as inscrições do Fies 2020. O Ministério da Educação – MEC criou o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES a princípio com o objetivo de conceder a estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior crédito financeiro. Assim sendo, para financiar seus respectivos cursos de graduação com baixa taxa de juros e facilidade para quitar o valor financiado.

O financiamento estudantil do Fies é concedido para estudantes brasileiros que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2010. Além disso, ter obtido uma nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e também não ter zerado a prova de redação. Outro ponto observado é a renda familiar do estudante que deve ser de no máximo cinco salários mínimos.

As inscrições do Fies 2020 para o processo seletivo dos novos estudantes selecionados para contratar um dos financiamentos acontecem no primeiro e no segundo semestre do ano. Para participar o estudante deve acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br. Apenas pela internet é possível se inscrever para o Fies.

Saiba o que mudou no financiamento do Fies 2020

Fies 2020 Site OficialAntes da edição do Fies 2018, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças nos contratos de financiamento estudantil, que seriam divididos em três categorias, assim com o objetivo de melhor atender aos estudantes e aumentar o número de vagas ofertadas.

Desse modo, antes de fazer as inscrições do Fies 2020, conheça o que muda e as novas modalidades de contratos:

  • Três modalidades de contratos. Eventualmente os contratos do Fies serão divididos em três modalidades que são o Fies 1, Fies 2 e Fies 3. Cada forma de contrato terá um percentual diferenciado de taxa anual de juros.
  • Taxa de juros anuais igual a zero para o Fies 1. Estudantes que tenham a renda familiar de até 3 salários mínimos terão o direito de contratar o Fies 1 que oferece uma taxa de 0% de juros anuais.
  • Vagas de contrato regionalizadas. Visando desenvolver as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o MEC irá disponibilizar vagas exclusivas para cursos oferecidos por instituições de ensino localizadas nestas regiões.

Procedimentos para Inscrição e processo seletivo Fies 2020

Primeiramente, o estudante universitário que deseja contratar o financiamento estudantil do Fies 2020 certamente deve realizar a inscrição. O primeiro cadastro deverá ser no Sistema Informatizado do Fies, o SISFIES.

Eventualmente o cadastro é realizado com número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail válido. Por fim, o estudante estudante criará uma senha pessoal, na qual dará acesso ao boletim do candidato. Através destes dados o SISFIES irá buscar a nota que o estudante conseguiu nas provas do Enem.  Conforme atenda todas as exigências, decerto irá realizar o processo seletivo dos novos contratos.

Após receber a mensagem no e-mail informado, os candidatos devem acessar o site do Fies 2020 e efetivar sua inscrição. Assim, fornecendo dados pessoais, dados da instituição de ensino superior e dados do curso para o qual pretende obter o financiamento estudantil.

Agora, no segundo procedimento para contratar o financiamento do Fies 2020 os estudantes pré-selecionados terão um período de cinco dias corridos para acessar novamente o SISFIES e efetivar a inscrição informando os dados de financiamento a ser contratado.

Já o terceiro procedimento é a validação dos dados fornecidos. A validação deve ser realizada junto à CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, órgão independente composto por alunos, professores e diretores da instituição de ensino superior que o estudante frequenta.

Procedimento necessário para validar as informações na CPSA, o estudante terá um prazo de 10 dias que começam a ser contados a partir do dia posterior ao da conclusão das inscrição no Fies 2020. Caso não haja divergência nas informações o presidente da CPSA irá emitir o Documento de Regularidade de Inscrição – DRI.

Com o DRI em mãos, o estudante deve realizar o último procedimento para contratar o financiamento estudantil do Fies 2020. Agora o estudante pré-selecionado terá que comparecer na instituição bancária de sua preferência (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), escolher o tipo de financiamento e formalizar o contrato de financiamento estudantil.

Certamente não deixe de participar e se inscreva. Desde já agradecemos, não se esqueça de nós avaliar através das estrelinhas!

1 comentário em “Tudo sobre as Inscrições Fies 2020”

Deixe um comentário