Inscrições para o Fies 2020

É preciso ficar atento a todas ao período de inscrições para o Fies 2020 – Fundo de Financiamento Estudantil. Para os que ainda não conseguiram a tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior, fiquem atentos as demais dicas no decorrer deste artigo.

O Fies 2020 é um programa criado pelo governo federal, gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação). Certamente tem como finalidade a disponibilização de financiamentos do valor do curso de desejo do estudantes a juros baixos.

O que é o Fies 2020

Inscrições para o Fies 2020O Fies começou a funcionar de maneira diferente após a entrada do novo agente operador de financeiros, o FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação).

Com a entrada do FNDE as taxas se reduziram ainda mais, deixando juros de quase 0% em algumas regiões do país.

Para adquirir o financiamento, o candidato precisa comprovar uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa . Dessa forma o financiamento fica sem nenhuma porcentagem de juros.

Já alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos mensal por pessoa, se enquadra no P-Fies. Vistos que as taxas de juros desta modalidade variam nas determinadas regiões do país.

Conforme em edições passadas, as taxas de juros variam por modalidade. Já para o P-Fies, eventualmente a taxa é menor que 6,5% ao ano para todas as regiões do país.

Contudo, ao se inscrever no Fies 2020, o participante passará pela avaliação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Para participar do Fies 2020, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem desde a edição de 2010. Além da participação deverá ter adquirido uma nota igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e pontuação superior a zero na redação.

É impossível a soma das notas com outras edições do Enem. Certamente o estudante interessado em participar do Fies 2020, precisa ter concluído o ensino médio.

Como e onde se inscrever no Fies e P-Fies 2020

Diferente dos demais programas, as inscrições para o Fies 2020 o candidato precisa realizar um cadastro em site diferente ao da realização da inscrição no programa. De tal forma que o primeiro cadastro deverá ser feito no http://sisfies.mec.gov.br. Uma vez que serão aceitos somente os cadastros realizados neste site.

Ao acessar o endereço eletrônico, o participante do Fies 2020 precisa informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e sua data de nascimento.  Nesse meio tempo deverá apresentar um endereço de e-mail e criar uma senha, na qual dará acesso a boletim do candidato.

A senha é obrigatoriamente ter no mínimo seis caracteres e no máximo dez. São aceitos números e letras, com separação entre maiúsculas e minúsculas.

O endereço de e-mail servirá como uma fonte de comunicação entre o Ministério da Educação e o participante.

Já as inscrições para o Fies 2020, o estudante precisa acessar o seguinte link: http://fiesselecao.mec.gov.br/. Certamente serão válidas e aceitas as inscrições realizadas somente neste endereço eletrônico.

Inscrições para já cadastros no SisFies

Inscrições para o Fies 2020Ao acessar o site para a realização das inscrições para o Fies 2020, basta clicar na opção “já sou cadastrado” . Em seguida basta informar CPF e a senha criada durante a realização do cadastro no programa.

Após ter informado os seus dados pessoais, o candidato precisa ter em mãos o CPF de todos os integrantes do grupo familiar. Será exigido o documento com idade superior a 14 anos. Assim o Inep saberá a renda familiar e em qual tipo de financiamento o estudante se enquadra.

Os cursos que tem o Fies como parceiro estão disponíveis no FiesSeleção, o mesmo site onde é realizado a inscrição no programa. A alteração no curso só será possível durante o prazo das inscrições para o Fies 2020.

As notas de corte para os cursos parceiros do Fies 2020 são definidas pelas instituições. Geralmente são feitas com a nota adquirida no Enem 2019 na área na qual mais se identifica com curso.

Esperamos e torcemos que todos os que vão participar do programa consigam realizar o curso de desejo! Desde já, desejamos boa sorte a todos os candidatos.

1 comentário em “Inscrições para o Fies 2020”

Deixe um comentário