Inscrições do Fies 2020: Dicas de como se Inscrever

Conforme as edições anteriores, as regras do Fies 2020 – Fundo de Financiamento Estudantil serão publicadas no Diário Oficial da União. O programa gerenciado pelo Ministério da Educação criado para que estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior obtenham crédito financeiro para quitar as mensalidades de seus cursos de graduação.  

Certamente, o que mais atrai os estudantes que optam em contratar um financiamento estudantil do Fies 2020 é a taxa de juros menor do que a oferecida por outras entidades financeiras e a facilidade para quitar o valor devedor.

Inscrição para o processo seletivo do Fies 2020 

Imagem lista de Espera do Fies 2020Serão abertas inscrições para o Fies 2020 no primeiro e também no segundo semestre do ano. Já as datas dos períodos de inscrição devem ser divulgadas posteriormente pelo MEC.

Para realizar a inscrição o estudante deverá acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br e informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF e também todos os dados solicitados pelo sistema informatizado de seleção do Fies 2020, o SisFies.

O estudante deverá então definir qual a sua opção prioritária de curso de formação superior que deseja utilizar os recursos do Fies 2020. De acordo com as outras edições, deverá também informar em ordem de prioridade mas três opções de curso, turno, local de oferta e Instituição de Ensino Superior.  

Durante o período em que as inscrições para a pré-seleção dos novos contratos do Fies 2020 estiver aberto, decerto, o estudante poderá alterar suas opções de curso.

A lista com todos os cursos e instituições de ensino superior que aceitam o Fies 2020 como forma de pagamento poderá ser consultada pelo estudante no próprio endereço eletrônico do programa.

Qual estudante está apto a participar do processo seletivo do Fies 2020 

Eventualmente, as regras do Fies 2020 definem que para o estudante estar apto para realizar inscrição no processo seletivo deva atender às seguintes exigências:

  • Tenha realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem em alguma edição do Exame a partir de 2010. Além disso, conseguir pontuação média mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota superior a zero nas provas de redação.
  • Ter uma renda familiar mensal bruta per capita mínima de três e máxima de 5 salários mínimos.   

Conforme o MEC, a renda familiar per capita do estudante é o que vai definir qual o tipo de contrato do Fies 2020 ele poderá concorrer.

Os estudantes com renda de até três salários mínimos concorrem às vagas Fies. Nesta modalidade a taxa de juros do contrato do Fies 2020 é zero.

Os estudantes com renda acima de três e máxima de cinco salários mínimos  concorrem a modalidade de contrato P-Fies que tem uma taxa anual de juros de 6,5%. Nesta modalidade estão incluídos os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro – Oeste.

Processo seletivo e divulgação da lista dos pré-selecionados 

Imagem Como se inscrever no Fies 2020Após o período de inscrições o SISFIES em chamada única irá selecionar os estudantes com base no número de vagas ofertadas. Como critério de classificação será analisado também se o estudante possui ou não diploma de nível superior.

O resultado com a lista dos estudantes pré-selecionados no Fies 2020 será divulgada no boletim do candidato. Além disso, poderá ser visualizado nas instituições que fazem parte do fundo de financiamento. 

Todas as vagas de financiamento não preenchidas na chamada regular serão disponibilizadas para a lista de Espera do Fies 2020. Os interessados em participar devem confirmar presença.

Os estudantes pré-selecionados devem novamente acessar o SISFIES e concluir a inscrição dentro do tempo estipulado. Após concluir a inscrição o estudante deve comparecer à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar as informações e obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Continue nós acompanhando através das redes sociais, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem. Gostou do que leu? Não esqueça de avaliar através das estrelinhas abaixo, desde já, obrigado.

 

1 comentário em “Inscrições do Fies 2020: Dicas de como se Inscrever”

Deixe um comentário