Inscrições para o Fies 2020 começam em fevereiro

Está cursando o ensino superior em instituição privada, mas está com o orçamento baixo? O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2020 foi criado para que estudantes possam terminar ou cursar seus cursos e comecem a pagar somente após a conclusão. Certamente com um diploma de graduação o candidato terá uma vantagem no mercado de trabalho. Desse modo, veja como o Fies 2020 funciona, datas de inscrições, exigências e muito mais.

Antes de mais nadam, vale lembrar que aqueles bolsistas parciais do Prouni também podrão solicitar o Fies 2020. O fundo estudantil gerenciado pelo Ministério da Educação já divulgou o cronograma oficial do primeiro semestre, lembrando que no segundo semestre terá uma nova chamada.

Quais os requisitos e como funciona o FIES 2020?

Imagem Fies 2020 LogoAntes de tudo, é preciso saber os requisitos para participar do Fies 2020 e como funciona o fundo estudantil. Todas as informações apresentadas neste artigo, terá como base o edital do FIES 2020, assim o estudante poderá ficar bem tranquilo e fazer a sua inscrição com mais segurança.

Para poder participar do Fies 2020, primeiramente o estudante precisa:

  • Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010;
  • Ter alcançado um aproveitamento médio de 450 pontos nas provas do Enem;
  • Obter pontuação maior que zero na redação.

Para os estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, o Fies disponibilizará taxa real de juros zero. O P-FIES – Programa de Financiamento Estudantil disponibiliza vagas para estudantes com renda mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 salários mínimos até cinco salários mínimos, onde a taxa de juros vária conforme o agente financeiro.

Durante o curso o estudante não terá que efetuar pagamentos referentes as mensalidades, contudo, deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após concluir o curso, o estudante começará a amortização do saldo devedor, ou seja, começará o pagamento do financiamento. Caso esteja trabalhando, o pagamento ocorrerá de acordo com a realidade financeira, ou seja, com base no salário de cada um. Já aqueles que não possuem renda, o pagamento será de acordo com o pagamento mínimo.

Calendário do FIES 2020 primeiro Semestre

Imagem Calendário do Fies 2020O Ministério da Educação – MEC divulgou o calendário do Fies 2020, veja a seguir:

  • Inscrições do Fies – 05/02 a 12/02
  • Resultado das modalidades Fies e P-Fies – 26/02
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies – 27/02 a 02/03
  • Complementação da inscrição postergada – 03/03 a 05/03
  • Lista de espera do Fies – 28/03 a 31/03

Como se inscrever no FIES 2020?

Imagem Como se inscrever no Fies 2020Para fazer inscrição no Fies, o estudante precisa acessar a página oficial do programa, dentro do portal do MEC, disponível no endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br/, e clicar na opção “Primeiro Acesso”. Será exigido no ato da inscrição do Fies 2020:

  • Número do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Data de Nascimento;
  • E-mail válido, onde poderá ser apresentado apenas em uma inscrição.

No e-mail informado, o estudante receberá um link de ativação. Poderá ser visualizado na caixa de entrada ou lixo eletrônico. Ao identificar, basta ficar que o cadastro no SisFies estará ativado.

Depois de concluir a etapa de cadastro no novo Fies, o estudante deverá clicar na opção “Já sou cadastrado”. Em segunda, basta informar o CPF e senha, que as inscrições para o FIES 2020 começará.

No ato da inscrição do FIES 2020 os estudantes precisão preencher com:

  • Nomes dos membros do seu grupo familiar, além dos nomes será exigido:
    • CPF;
    • Datas de nascimento, deverão estar conforme foi apresentado no CPF;
    • Renda bruta mensal de cada componente (se for o caso).
  • Os parâmetros que definem o grupo de preferência;
  • Informar em ordem de preferência três opções de curso, turno e instituição;

No site de inscrição, é necessário informar o CPF de todos os membros familiares com idade igual ou superior a 14 anos. Depois disso, para concluir a inscrição, o estudante deverá informar a modalidade de preferência em que irá concorrer às vagas.

O período de inscrição do Fies 2020 primeiro semestre será aberto em uma quarta-feira, dia 05 de fevereiro de 2020, e encerrado às 23h59min (conforme horário de Brasília/DF) do dia 12 de fevereiro, domingo.

A previsão é de que sejam oferecidas pouco mais de 100 mil vagas neste processo seletivo.

Resultado do FIES 2020

Inscrições para o Fies 2020O resultado do Fies 2020 será divulgado no boletim do participante, através do endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br/. N modalidade do Fies, o resultado será de chamada única e de lista de espera do Fies 2020. Já o P-Fies será constituído apenas de chamada única.

Conforme o calendário, o resultado do Fies 2020 estará disponível para visualização no dia 26 de fevereiro. As complementações de inscrições do Fies deverão ser feitas do dia 27 de fevereiro a 02 de março. Já as complementações da inscrição postergada serão do dia 03 de março a 05 de março.

Antes de mais nada, curta e compartilhe a página do Guia do Enem no Instagram ou a página do Facebook Fies 2020. Boa sorte a todos.

Deixe um comentário